Segundo Luz (2008), o portefólio surge como uma avaliação mais autêntica, mais participativa e mais reflexiva. É a partir dele que se pode identificar o desenvolvimento do aluno ao longo da sua prática e este tem por objectivo tornar os alunos como avaliadores conscientes das suas próprias experiências.
Concordo com Luz quando nos diz que “O portfólio não é um mero repositório de trabalhos…” (Luz, 2008, p.22), mas sim um repositório de aprendizagens que se vão construindo em conjunto e individualmente ao ritmo de cada um, em que se reflecte e pensa, em que se valorizam as experiências, em que se acredita que as dificuldades podem ser superadas e se aprende com mais ou menos esforço, mas sempre com gosto.
É neste contexto que entendo o meu portefólio, em que apresentarei as minhas reflexões, as minhas experiências e as minhas aprendizagens ao longo da frequência desta unidade curricular, de uma forma reflexiva e estruturada.
Luz, M.H.S. (2008). Portfólio de Evidências. Revista Sinais Vitais nº 77, p.21-23.
Fonte: Bernardes, Carla; Miranda, Filipa Bizarro (2004), Portefólio – Uma Escola de Competências, Porto, Porto Editora. http://www.dpedrov.edu.pt/becre/files/guiao_portefolio.pdf
Para saber mais:
Portfolios: para uma avaliação mais autêntica, mais participada e reflexiva.
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