quarta-feira, 20 de maio de 2009

Portefólio - Que Potencialidades?

"Como um diálogo do indivíduo consigo próprio, como uma forma de organizar o pensamento e a aprendizagem."
(Sá-Chaves, 2005)

Segundo Luz (2008), o portefólio surge como uma avaliação mais autêntica, mais participativa e mais reflexiva. É a partir dele que se pode identificar o desenvolvimento do aluno ao longo da sua prática e este tem por objectivo tornar os alunos como avaliadores conscientes das suas próprias experiências.

Concordo com Luz quando nos diz que “O portfólio não é um mero repositório de trabalhos…” (Luz, 2008, p.22), mas sim um repositório de aprendizagens que se vão construindo em conjunto e individualmente ao ritmo de cada um, em que se reflecte e pensa, em que se valorizam as experiências, em que se acredita que as dificuldades podem ser superadas e se aprende com mais ou menos esforço, mas sempre com gosto.

É neste contexto que entendo o meu portefólio, em que apresentarei as minhas reflexões, as minhas experiências e as minhas aprendizagens ao longo da frequência desta unidade curricular, de uma forma reflexiva e estruturada.

Luz, M.H.S. (2008). Portfólio de Evidências. Revista Sinais Vitais nº 77, p.21-23.

"Amostra diversificada e representativa de trabalhos realizados ao longo de um período amplo de tempo, que cubra a abrangência, a profundidade e o desenvolvimento conceptual."

(Pinto & Santos, 2006)

O portefólio apresenta potencialidades pedagógicas muito superiores ao dossiê:

Fonte: Bernardes, Carla; Miranda, Filipa Bizarro (2004), Portefólio – Uma Escola de Competências, Porto, Porto Editora. http://www.dpedrov.edu.pt/becre/files/guiao_portefolio.pdf

Para saber mais:

Portfolios: para uma avaliação mais autêntica, mais participada e reflexiva.

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