quarta-feira, 27 de maio de 2009

Reflexões!


Vídeo: Uma visão sobre os estudantes de hoje

(http://www.youtube.com/watch?v=dGCJ46vyR9o)


Se bem percebi o filme, o inevitável mundo das tecnologias faz emergir uma geração de inovação tecnológica na educação que se suporta em meios de comunicação não presencial, possibilitando a comunicação rápida, acessível e interactiva e, por isso mesmo, positiva; mas ao mesmo tempo, não deixa de ser discutível esta forma de comunicar que entra na vida dos jovens, ocupando-os muitas horas, nem sempre da melhor forma. Será que os alunos sabem o que precisam de aprender, o que precisam de procurar, onde procurar?
Embora reconheça potencialidades no ensino assistido por computador pois não há limitação geográfica, temporal ou física dos professores para interagirem com os alunos, a comunicação bidirecional exige muita disponibilidade de tempo, para além de exigir ser-se rápido, conciso e claro no feedback a dar aos alunos.
Não tirando lugar ao ensino mais convencional, que por ser presencial não deixa de fazer recurso das tecnologias, reconheço que este ensino on-line vem possibilitar, por exemplo, a educação a distância, principalmente a adultos, e para níveis de ensino universitários. Neste caso, pode inclusive diminuir o isolamento, promover o trabalho colaborativo entre alunos e entre estes e o professor e até dar possibilidade aos menos favorecidos de aceder à educação. De futuro, a ver generalizada esta ideia, receio pela perda da interacção pessoal que estabeleço com os meus alunos e que me fazem sentir emoções que o computador não transmite.


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